28.05.19

Minitub do Brasil - VIII Simpósio Satélite Minitube sobre Reprodução Suína

VIII Simpósio Satélite de Reprodução em Suínos Minitube é um dos principais eventos da suinocultura nacional e foi realizado pela Minitube no dia 21 de maio de 2019. O evento é integrante do XII SINSUI – Simpósio Internacional de Suinocultura, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ocorreu em Porto Alegre/RS. 

O evento contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, oriundos de diversos países e foram abordados uma ampla variedade de tópicos científicos relacionados com a medicina veterinária e pecuária, cobrindo os campos de produção, reprodução e saúde.

O Simpósio Satélite da Minitube no primeiro dia do congresso enfocou aspectos técnicos e científicos da reprodução suína e foi visitado por um número recorde de veterinários, pesquisadores, estudantes e produtores. O programa começou com uma introdução e uma nota de boas vindas de Alexandre Marchetti, Diretor do Minitub do Brasil. Paulo Bennemann, professor da UNOESC em Santa Catarina, apresentou os palestrantes e moderou as apresentações e discussões. Na primeira apresentação, Robert Knox, da Universidade de Illinois, EUA, descreveu os aspectos fisiológicos do estresse térmico em suínos e suas consequências no desempenho reprodutivo. Em sua palestra, ele revisou os resultados de vários projetos de pesquisa e explicou os aspectos evolutivos e fisiológicos desse tópico complexo que tem um impacto econômico importante na indústria. A apresentação de Dagmar Waberski, da Universidade Veterinária de Hannover, na Alemanha, tratou do papel do plasma seminal no sêmen suíno refrigerado. Ela apresentou trabalhos recentes realizados por seu grupo de pesquisa com resultados e conclusões parcialmente surpreendentes: o plasma seminal pode ter um efeito adverso sobre a longevidade do sêmen suíno preservado. O terceiro pesquisador deste simpósio, Martin Schulze, do Instituto de Reprodução Animal em Schönow, Alemanha, apresentou resultados de estudos sobre o efeito das condições de transporte e armazenamento no sêmen suíno e discutiu normas para parâmetros mínimos de qualidade. Após as apresentações, os palestrantes integraram a bancada para responder a perguntas do público presente.

A segunda parte do simpósio contou com uma novidade no setor, uma mesa redonda entre os representantes de três principais empresas de melhoramento genético de suínos, onde o tema central foi a difusão genética através das doses de sêmen no mercado brasileiro. Os palestrantes convidados foram Nevton Brun da Agroceres PIC, Diego Alkmin da DB Genética Suína (Danbred) e Marcos Lopes da Topigs Norsvin. Os três palestrantes tiveram a oportunidade de apresentar a visão de cada empresa, bem como os aspectos mais importantes de seus produtos e serviços. Durante as discussões, o público teve a oportunidade de fazer perguntas a todas as três empresas sobre qualquer aspecto de seu trabalho. Uma série de tópicos, como comparabilidade de valores genéticos, biossegurança e medidas de contingência e aspectos práticos de entrega de sêmen foram discutidos intensamente.

O simpósio foi considerado um sucesso e os participantes demonstraram um retorno muito positivo. A Minitube continuará a oferecer este formato de contribuição estritamente técnica ao evento SINSUI, agregando assuntos de mercado e tendências futuras. O evento do próximo ano será realizado novamente em Porto Alegre, de 30 de março a 2 de abril.

Contato

GMP compliance of Minitube´s extender production facility confirmed